Resenha: Deslembrança


Deslembrança, Cat Patrick.
Avaliado em:
Sinopse: Toda noite, quando London Lane recosta a cabeça no travesseiro e dorme, cada mínimo detalhe do dia que viveu desaparece de sua memória. Pela manhã, restam-lhe apenas lembranças do futuro: pessoas e acontecimentos que ainda estão por vir. Para conseguir manter uma rotina minimamente normal, London escreve bilhetes para si própria e recorre à sempre fiel melhor amiga. Já acostumada a tudo isso, ela tenta encarar a perda de memória mais como uma fatalidade que como uma limitação. Mas, quando imagens perturbadoras começam a surgir em suas lembranças e London precisa, de algum modo, escapar delas, fica claro que para entender o presente e o futuro ela terá que decifrar o que ficou esquecido no passado. (Fonte)
 
 Deslembrança é um livro que eu estava desejando antes mesmo de ser lançado. Além de morrer de amores por essa capa, o nome me pareceu interessante e a sinopse intrigante.

"É engraçado como uma possibilidade pode levantar o astral de uma pessoa; É engraçado como a realidade pode jogá-lo para baixo."

Assim como a sinopse nos diz, a personagem principal, London, é uma garota que sofre um tipo de amnésia-que-não-é-bem-uma-amnésia. Vocês conhecem o sistema operacional Linux? Se conhece, sabe bem que ao reiniciá-lo, tudo que foi feito e gravado anteriormente será perdido. London é meio que um Linux, que perde todas as informações absorvidas, durante o dia, às 4h33 da manhã. Ela consegue se lembrar até uma parte de sua vida, após isso, não consegue se lembrar de nada que não seja o futuro - London consegue se "lembrar" (lê-se: prever) o futuro. Sua rotina baseia-se em seus bilhetes escritos antes de dormir, o que são, além de sua mãe e sua melhor amiga, seu único auxílio para tentar ter uma vida normal.

Li tantas críticas sobre esse livro, sobre a sua superficialidade, que foi mal contado, mal explicado e bla. Bom, o livro carrega um desenvolvimento legal, a narração é leve e tem desenvoltura. Digo que no começo, senti, realmente, uma superficialidade na narração e na personagem (algo meio: como ela consegue lidar tão naturalmente com esse esquecimento? Tipo, ) mas logo entendi: London esquece tudo, seu dia-a-dia se desenvolve basicamente a partir dos bilhetes que ela escreve para si mesma todas as noites; E se ela não escreve algo, ela esquece. Então, não é como se pudéssemos exigir uma narração estupenda da personagem, porque ela... não se lembra. Ao meu ver, a narração é impecável para os limites da personagem. Vocês conseguem entender?

Mais legal ainda é como Cat Patrick soube expor o dia-a-dia da personagem e seus pensamentos, as falhas que London traz de vez em quando, como esquecer de escrever alguma coisa em seus bilhetes e isso acabar em uma gafe no dia posterior... London não é chata e nem lhe dá motivos para odiá-la. O contrário de Jamie, sua melhor amiga; Teve horas que eu queria dar um tapa na cara da guria, juro, que personagem mais insuportável! E, claro, Luke... Fofíssimo. Lindo. Tudo de bom. Cat, hello-uuu, onde eu clico para poder comprar um Luke para mim? (Peraí que que eu preciso de um parágrafo só para falar do romance dos dois).

(Ok, pronto, um parágrafo só para o romance). Gente, que coisa mais fofa é esse romance? Digo porque acreditei nos dois. É tão..  conveniente, confortável, lindo e fofo de se ler London apaixonar-se por Luke ao fim do dia, todos os dias. A maioria dos leitores dizem que esse é um livro que lembra o filme "Como se fosse a primeira vez", mas eu total discordo! Não me canso de pensar o quão querido é ler o desenrolar do romance dos dois.

Também há o lance de dizerem o quão mal explicado é o mistério da memória de London. Em defesa da história, eu acredito que foi explicado sim, a autora só não se aprofundou em explicações porque, simplesmente, não era o "x" da questão, no caso, da história - e também não é algo que eu possa comentar aqui, já que seria um mega spoiler. E quanto ao desfecho, não nego que achei estranho, muito estranho, acabar tão de repente. É como se o epílogo estivesse todo escrito mas fosse cortado no meio, finalizando-se em uma frase de efeito. Não tenho tantas defesas para essas pontas que não foram bem amarradas, mas talvez seja a autora querendo que nós voltássemos e lêssemos as entrelinhas desse último capítulo... quem sabe.

Como vocês podem ver, as pessoas dizem muito sobre esse livro, não é mesmo?! Mas, tudo depende do ponto de vista que é usado para ler 'Deslembrança'. É uma leitura leve, que pode ser feita rapidamente em uma tarde, quando você só quer realizar uma leitura gostosa. Avalio em 4 (de 5) porque há prós e contras - repito, depende do ponto de vista, rs; Não há reviravoltas ou mistérios mirabolantes na história, mas há algo que cativa e te faz gostar do livro.

Até mais,
Bianca.

Bianca

Um comentário:

  1. A resenha ficou ótima Bibi, rs. Arrependi de não ter lido o antes, e sim, entendo a sua opinião e conclusão quanto ao livro. :D

    ResponderExcluir

Ficamos feliz em vê-lo por aqui! Todos os comentários são moderados para que sempre receba uma resposta e também para evitar inconveniências :)